quinta-feira, 12 de abril de 2012

Escorpiões: seres de trezentos milhões de anos




O escorpião é um artrópode venenoso antigo, pertencente à classe dos animais conhecidos como aracnídeo.
Eles estão estreitamente relacionados com as aranhas. A picada de um escorpião é, por vezes fatal, pois algumas espécies são perigosamente venenosos.
A estrutura do corpo de um escorpião se assemelha a um crustáceo. Um escorpião possui um par de apêndices que se estende desde os lados da boca e também tem uma cauda diabólica com um par de garras poderosas.
Os zoólogos acreditam que os escorpiões vivem na terra por mais de trezentos milhões de anos. Existem muitos tipos de escorpião.

O escorpião ataca seus predadores e suas presas com a cauda.
Há muitas espécies de escorpião, mais de 2.000 espécies no total, encontradas em todo o mundo. Algumas variedades de escorpiões são classificadas como animais de estimação exóticos.
Muitas das espécies são nativas de regiões tropicais e do deserto. Os escorpiões variam em cor (há vermelho, amarelo, verde e preto) e no comprimento. Há mais de trinta espécies de escorpiões nos Estados Unidos.
Dependendo da toxicidade do veneno, os escorpiões são classificados em dois tipos. Existem algumas espécies de escorpiões, cuja picada não é prejudicial.
A picada provoca dor aguda, seguida por inchaço, no entanto, o efeito da picada é perdido depois de algumas horas. A toxicidade do veneno de outro tipo de escorpiões é semelhante ao das cobras venenosas, como cobras corais. Ou seja, o veneno desses artrópodes é neuro-tóxico.
As espécies de escorpiões peçonhentos são encontradas principalmente em muitas partes do México.
Espécies
Aqui estão algumas espécies de escorpiões.

Escorpião Imperador-
 
Outro nome para o escorpião imperador é escorpião imperial, um nativo da África. Este escorpião é a maior do mundo e tem uma vida útil de até oito anos.
O comprimento do escorpião imperador é de cerca de 20 cm de comprimento. Este escorpião é um dos animais de estimação exótico popular por causa da baixa toxicidade do seu veneno e também por causa de sua longa vida.

Escorpião maurus -
 
Esta espécie de escorpião recebe o nome de “maurus”, que significa “escuro”. É também conhecido como o escorpião dourado israelense.
Esta espécie de escorpião foi chamada pessoalmente por Linnaeus, um zoólogo sueco. Maurus é encontrado no subcontinente Africano e da Ásia. O comprimento dessa espécie é de 6 a 8 cm.

Bothriuridae -
 
Há 135 subespécies de Bothriuridae. Eles são nativos da África, Ásia, Austrália e América do Sul. Um dos gêneros desta espécie foi recentemente encontrado no Himalaia.
Os escorpiões da espécie são únicos, porque o esterno é composto por um par de barras transversais, que são mais longos e mais amplos quando comparado ao de outras espécies de escorpiões.

Euscorpiidea -
Esta família de escorpiões possui 79 das espécies. São encontrados principalmente na África, México, Guatemala, Venezuela, Brasil, Peru e nos países asiáticos.
As outras espécies de escorpiões incluem Caraboctonidae, Chactidae e assim por diante. Qualquer que seja a espécie, todos os escorpiões se alimentam de insetos menores, como lagartos, grilos e, às vezes, os membros da própria família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Se gostou do que leu, deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...