sexta-feira, 30 de março de 2012

Os cegos de nascênça podem sonhar?

Desde criança tive essa curiosidade, e pra falar a verdade nunca convivi de perto com alguem que fosse cego, se tivesse tido essa oportunidade, com certeza teria perguntado.
O certo é que os sonhos são feitos através da nossa percepção de materiais capturados pelos órgãos dos sentidos no dia anterior ao momento do sono. Se uma pessoa possui uma memória perceptiva visual, auditiva, tátil, olfativa e gustativa, todos estes elementos podem aparecer reconfigurados nos sonhos.
As pessoas que já nasceram cegas e não possuem memória visual, podem sim ter sonhos , pois utilizam as imagens auditivas, táteis, olfativas e gustativas. Ou seja, sensações recolhidas pelo cérebro como sons, cheiros e toques.

Abaixo, retirado do site InfoCiegos, há  um texto de uma pessoa cega relatando seus sonhos.
TRADUÇÃO: Charo Galarza. 33 anos. Cega desde os 2 anos. “Nos meus sonhos há imagens de som, ou seja, vozes ou outros sons. De certa forma, também sonho com cheiros ou sabores. Obviamente não sonho imagens visuais. Dificilmente sonho que estou andando com uma bengala, geralmente em meus sonhos eu ando sozinha em lugares que eu sei ou que ando com pessoas que me guiam.”
Os cegos sonham com sensações táteis, olfativas e auditivas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Se gostou do que leu, deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...